mudanças

IMG_7713.jpg

Sempre funcionei muito bem com mudanças radicais em hábitos e coisas práticas da minha vida. Um dia não me fez mais sentido comer carne e peixe. Então nesse dia deixei de comer carne e peixe. O mesmo para o álcool. O mesmo para qualquer tipo de substâncias nocivas para o meu corpo. Numa altura da minha vida, porque o meu corpo não assimilava bem, eliminei o pão e glúten da minha dieta. Um dia quis cortar o meu cabelo todo. Dois dias depois cortei. Funciona assim para mim, talvez não tão bem para outras pessoas.

Mas eu sei que mudar de corte de cabelo não é a mesma coisa que mudar de comportamentos. Deixar de comer carne e peixe não é a mesma coisa que deixar de me sentir insegura e todas as emoções, pensamento e ações que partem dessa sensação e as suas variantes. Deixar de consumir coisas que me fazem mal, ainda que sejam tão ou mais nocivas para o meu corpo quanto sentir ansiedade, ciúme, apego e medo, não é a mesma coisa. E é importante reconhecer isso, aceitar isso, para depois agir em conformidade e estar consciente das pequenas mudanças que vão ao encontro de uma grande Mudança.

Então mudar é como ganhar batalhas para vencer uma guerra. É foco no objectivo. É falhar, falhar, falhar. É quando um dia, em vez de falhar novamente, o impulso de antes ser já outro. É falhar novamente. É outro dia sentir tranquilidade e aceitação aquando aquela lembrança de algo que dantes só trazia dor e ansiedade. É nesse mesmo dia, sentir essa mesma dor e ansiedade aquando uma conversa que traga novamente essa lembrança. É repetir.

Há três anos estávamos os dois numa praia deserta e eu estava a treinar algo que queria muito conquistar e a falhar, falhar, falhar. De repente aparece do nada um homem a fazer-me thumbs up, entrega-me um grande sorriso e diz-me “Yeaaah! Be brave and persist.” Ficou. Mudança é isto. Ser corajoso, expor-nos sabendo que vamos falhar, e repetir.

P.S. ainda hoje treino essa técnica que gostava de conquistar. Cada dia falho um pouco menos, por isso cada dia conquisto um pouco mais.